Resenha "Um novo florescer" – Criando Testrálios


Resenha publicada no blog Criando Testrálios

“Estou feliz em poder afirmar que Rosa Imortal – Um Novo Florescer foi uma ótima surpresa, e também confesso a frustração de não ter lido esse livro antes.Tâni Falabello nos faz dar um verdadeiro mergulho à capital inglesa de maneira intensa, com uma trama complexa que prende do início ao fim. A publicação da Editora Literata tem 424 páginas e foi lançada em abril desse ano.

A obra traz como personagem central Eileen, uma jovem e ruiva jornalista que namora com Jason, um rapaz que segue a mesma profissão. Ela tem uma amiga, a Loren, uma enfermeira, que por sua vez namora com Marcello.

A trama se passa nos anos 60 e a investigação de misteriosos assassinatos de embaixadores faz o namorado da protagonista morrer, então ela decide investigar o caso com cuidado e acaba mais envolvida do que podia imaginar.

Sua amiga também entra em um novo mundo, e logo todos se veem dentro e um universo particular, o dos vampiros, rodeados de muito mistério, sangue e sedução.

Ao longo dos 57 capítulos – permeados por um prólogo e um epílogo -, sempre iniciados com um escrito poético, temos diálogos bem elaborados e interessantes que, juntamente com os personagens bem caracterizados, psicológica e fisicamente, expostos por falas e pensamentos, montam uma narrativa encantadora e envolvente, tornando a leitura ágil e não cansativa.

As tramas paralelas prendem o leitor nos capítulos curtos, de no máximo onze páginas, fazendo-o descobrir junto aos personagens o enredo. Confiança, medo, curiosidade, vingança, surpresas e insegurança conquistam pela simplicidade na narração, envolta de uma ótima ambientação em Londres, com muitas referências não só a lugares da cidade, mas também à cultura.

Traições, dúvidas, preocupações, assassinatos, aparências, disfarces e revelações tornam a narrativa instigante. Apenas um fato me incomodou um pouco: a passagem do tempo. Por vezes ela é rápida demais e às vezes nos perdemos nos anos dos acontecimentos.

O livro se assemelha muito a uma aventura policial, usando como plano de fundo o fantástico, comentando principalmente sobre a política e a vida em sociedade. A verosimilhança entre os mundos é grande, tanto pela descrição dos ambientes da história em Londres quanto pela questão dos personagens, com suas profissões e biotipos definidos, deixando-os próximos do leitor.

A obra Rosa Imortal é uma leitura de qualidade e prazerosa; apesar das mais de 400 páginas, enquanto lemos não vemos o tempo passar, nos deixamos envolver-se na trama que mistura aventura com romance, drama com suspense, e que ao final muitas reviravoltas juntam as peças do quebra-cabeça do enredo.”

 

Cristiano Rosa

Escritor gaúcho, responsável pelo blog Criando Testrálios


Leave a Reply